Buscar
  • Terra dos Pequis

O que é preciso para comprar minha casa parcelada?


Sem dúvida, comprar uma casa parcelada pode ser a melhor opção para conquistar um imóvel próprio.


Os bancos definem algumas regras claras para garantir a segurança do processo. Desse modo, há alguns requisitos fundamentais para a solicitação de um financiamento.

Neste post vamos falar sobre eles:

Documentos

Antes de tudo, é preciso estar com toda a documentação em ordem. Para comprar um imóvel, é preciso apresentar identificações de pessoa física e algumas documentações de caráter financeiro. Basicamente, você terá de separar:


Documento de identidade;

CPF

Comprovante de estado civil;

Comprovante de endereço;

Declaração de Imposto de Renda (IR);

Extrato do FGTS (geralmente obrigatório apenas para quem usará o fundo para quitar parte do valor do apartamento);

Carteira de trabalho;

Comprovante de renda (tanto para trabalhadores formais quanto autônomos).

É importante lembrar que os bancos podem solicitar documentos adicionais, conforme a política de crédito da instituição.


Situação financeira

A documentação é uma parte obrigatória, mas existem também outros requisitos fundamentais. Geralmente, as instituições procuram analisar a sua capacidade financeira. Em outras palavras, o banco precisa saber que você conseguirá pagar as parcelas do financiamento, que não pode ultrapassar os 30% da sua renda mensal. Essa avaliação é feita para evitar a inadimplência. Portanto, você precisa escolher um financiamento que tenha parcelas que se encaixem no seu bolso.


Além disso, a instituição também irá verificar a situação do seu nome em órgãos de proteção, como o Serasa e o SPC, por exemplo. Ou seja, se você estiver negativado, não poderá comprar um apartamento parcelado.


Simulação de Financiamento

Além de conhecer as principais exigências, você também pode realizar uma simulação de financiamento. Assim, antes mesmo de iniciar a compra, você pode conferir se se enquadra em todas as condições.


Essa simulação te ajuda a entender alguns detalhes, como o tempo de quitação do imóvel. Ou seja, quantos meses ou anos você levaria para pagar o bem de acordo com o número de parcelas. Outra facilidade é poder saber mais sobre o valor das prestações mensais e os juros que incidem nelas.


Agora chegou a hora de falar com a gente e comprar a sua casa. Aguardamos você.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo